Como você já sabe, o marketing existe em diferentes formas. Nesta série de postagens sobre o assunto aqui no blog, iremos discutir cada uma de forma detalhada para que não reste nenhuma dúvida. Visto isso, você já considerou, talvez, ir à guerra e lutar pela sua empresa? E não, não estamos falando do alistamento obrigatório no exército ou de arriscar-se em trincheiras para salvar a pátria…
Bom, não no sentido convencional da ideia: estamos nos referindo ao Marketing de Guerrilha, uma estratégia pouco conhecida, e até bastante incisiva, para divulgar a sua marca na internet. Ao contrário do Marketing de Relacionamento, que já conversamos sobre neste link (inserir link), quando se aposta no Marketing de Guerrilha a abordagem é mais direta, ágil e, pode-se dizer, até um pouco agressiva.
Mas calma! Isso não significa necessariamente um adjetivo ruim. Quando falamos em internet, tudo que chama a atenção e desperta algum tipo de reação no leitor vale. Pensa um pouco no seu feed do Instagram: quantas postagens você só “passa o olho” sem realmente ler a legenda, ou, ainda, quantos vídeos você se preocupa em assistir completamente antes de saltar para o próximo?
Bem poucos, não é? Com o excesso de informação que temos e que se acumula a cada dia, o cérebro humano tende a ficar, naturalmente, mais seleto, e não é só o seu que funciona desta forma. O do seu cliente também! O Marketing de Guerrilha toca logo nesta ferida, prendendo a atenção do consumidor através de postagens originais e chamativas. Tão chamativas que acaba sendo impossível ignorá-las.
No entanto, é preciso tomar cuidado: você quer provocar sentimentos positivos em seu público, e a linha entre “chamar a atenção” e parecer exaltado é muitas vezes tênue. Por isso, conheça bem seu público. Faça uma análise, a partir de seu histórico, do que causa maior engajamento e o que as pessoas, consciente ou subconscientemente, esperam de você. E, claro, elabore estratégias para entregar aquilo que é esperado da maneira mais criativa possível.
Numa publicação futura, traremos exemplos práticos e outras dicas para quem deseja aplicar o conceito do Marketing de Guerrilha ao próprio negócio. Enquanto isso, não esqueça: basta continuar fazendo o que você já faz muito bem, que é ficar de olho no blog e nas redes sociais da Criar Site para não perder nenhuma novidade. Assim, o seu negócio vai longe!