O que é copywriting e como ele funciona? O guia completo para iniciantes

  • admin
  • dezembro 14, 2021
  • Nenhum comentário

Você sem dúvidas tem visto essa palavrinha circular por aí com certa frequência nos últimos tempos. Com a popularização do Marketing Digital, uma das ferramentas que veio à tona e conquistou um grande espaço no meio organizacional foi o Conteúdo. É através dele que uma marca, ou um indivíduo, estabelece a sua autoridade e conquista a confiança do leitor.

“E o que copywriting tem a ver com isso?” Absolutamente tudo!

A escrita tem diversos objetivos: se você é um autor de romances, o seu objetivo será traçar métodos que façam o seu leitor distanciar-se da realidade e mergulhar na história a ser contada. Por outro lado, quando se compõe uma bula de remédio, o propósito é claro: utilizar uma linguagem direta, pragmática e com base na ciência para alertar aos consumidores acerca dos possíveis efeitos colaterais.

Agora, quando o assunto é Marketing e falamos no gênero “copywriting”, a meta é outra: convencer o público-alvo de algo: uma ideia, produto ou serviço ofertado. “Copywriting” é o ato de produzir textos que educam e guiam a audiência a desempenhar algum tipo de ação. E, para isso, é preciso seguir uma cartilha técnica que é familiar a qualquer escritor no mercado.

Como tornar o copywriting eficiente?

Como “copywriter”, você precisa instigar uma série de emoções em seu leitor, tais como: reciprocidade, aprovação social, afinidade, autoridade, escassez ou compromisso. Elas serão o seu norte na escrita e, também, o principal ponto de partida de qualquer texto. Por isso, ao pensar em produzir qualquer conteúdo, seja para blog ou Instagram, não deixe de se perguntar:

Qual tipo de emoção eu pretendo gerar com a escrita? Qual tipo de ação eu espero do meu cliente? E, principalmente, qual a melhor forma, ou as melhores palavras, que irão garantir que ele faça exatamente o que eu almejo? Como você deve ter desconfiado, a escrita precisa ser mais que bem-estruturada e feita sob medida para o seu consumidor.

E aí? Você já sabia tudo que o “copywriting” tinha a oferecer ou foi tudo novidade? Ficou ainda com alguma dúvida? Entre em contato conosco clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *