Está cansado(a) de ouvir falar de SEO e nunca compreender o que exatamente o termo significa e o que, afinal de contas, o Google tem a ver com isso? Viemos para responder, de uma vez por todas, todos os seus questionamentos. E acredite: você não é o/a único(a). Muitos de nossos leitores também têm expressado inúmeras dúvidas a respeito do assunto, e nada mais justo que, como especialistas em marketing, dedicarmos um post inteirinho só ao famigerado SEO.
Ah! Antes, não esquece de abrir o seu bloco de anotações e pegar aquela primeira xícara de café do dia. São só cinco minutos de leitura, mas você vai precisar de muita disposição e foco para captar tudo. Vamos te dar um tempinho.
Não se preocupe, ainda estamos esperando…
Não vamos a lugar algum…
Ok, preparado(a)? Vamos lá! O que é, então SEO?
Você já se perguntou, por exemplo, de onde surgiu o termo “maratona”, de que tanto se fala nas Olimpíadas? Não sabe a resposta? Ora, é muito fácil descobrir! Basta dar aquele Google e a informação estará lá, pronta para ser acessada. Não importa a dúvida ou a questão, sempre nos dirigimos à ferramenta de pesquisa para buscar o que queremos. Seja a etimologia da palavra “maratona”, ou qualquer coisa.
E, para as marcas que querem estar visíveis aos olhos do navegante e ter cada vez mais espaço na web – ou, em outras palavras, aparecer no topo da página de pesquisa – é preciso atentar-se ao SEO. Esta é uma sigla para o termo em inglês “Search Engine Optimization”, que se refere à otimização dos mecanismos de busca. Em suma, ele consiste na junção de diversas técnicas que ajudam um site a se destacar no Google.
Utilizando técnicas de SEO, é possível ser alocado nas primeiras páginas, ou até primeiras opções, de busca na ferramenta. Tornando-se, consequentemente, uma das mais acessadas dentro do seu nicho. Para ser bem sucedido(a) nesta empreitada, no entanto, é imprescindível que você:
1. Conheça o seu público-alvo e defina a sua persona;
2. Saiba o momento ideal para publicar determinados tipos de conteúdo;
3. Elabore publicações bem estruturadas e organizadas;
4. Avalie, através da plataforma Google Trends, as palavras-chave essenciais ao seu negócio.
Não se engane: esta é apenas uma simplificação do processo que, na realidade, é muito mais complexo que isso! Vamos supor, por exemplo, que você seja administrador de uma rede de ensino médio. Para conseguir mais espaço no Google e, como resultado, alcançar mais pessoas, precisa definir um certo número de palavras-chave a serem sempre utilizadas. A partir, é claro, do Google Trends.
Desta forma, ao publicar qualquer conteúdo em seu blog, você tem maiores chances de “subir” no ranking da plataforma. Neste contexto, algumas palavras-chave poderiam ser “escolas de qualidade”, “ensino médio”, “Enem”, dentre inúmeras outras. Elas só servem, obviamente, para escolas, e por isso frisamos: se você quer dar um show de táticas de SEO e abrilhantar sua marca, conheça o seu próprio mercado a fundo.
E aí? Ficou um pouquinho mais fácil compreender o que é a otimização da ferramenta de pesquisa? Sabemos que é impossível se tornar um expert no assunto a partir de uma única postagem e que, inevitavelmente, ainda mais dúvidas irão surgir. Por isso, se você gostaria de saber muito mais e descobrir como podemos ajudá-lo a fortalecer sua empresa, envie-nos uma mensagem através deste link: Fale conosco