Assim como qualquer plataforma interativa que se preze, o Instagram não é estático: ele já vem mudando há alguns anos, visando tornar a experiência de seus adeptos mais personalizada. Isso significa que, se você tem um Instagram, o seu feed irá mostrar assuntos que possam interessá-lo(a). Deveria, em teoria.
Curiosamente, na prática não é o que sempre acontece: quantas vezes você já sentiu como se nunca recebesse as atualizações dos seus amigos ou familiares? Ou, então, como se eles também não recebessem as suas? Você já precisou, por exemplo, procurar por uma pessoa específica na barra de busca e verificar se ela publicou qualquer novidade ultimamente?
O nível de conteúdos publicados diariamente é realmente avassalador, o que torna extremamente fácil ficar perdido dentre uma torrente de novas postagens. Especialmente, vale dizer, quando o Instagram oferece conteúdos que se aproximam dos seus gostos pessoais, mas não exatamente os refletem 100%. Isso muda a partir de agora.
A rede de Zuckerberg tem testado ultimamente uma nova ferramenta chamada Favoritos, que permitirá aos Instagrammers selecionar perfis que eles querem ver no topo. Ou, em outras palavras, aqueles amigos, marcas ou empresas favoritas cujas notícias eles não desejam, de forma alguma, perder. E, quando paramos para pensar, é uma mudança revolucionária e tanto.
Afinal, além de se esforçar para chamar atenção do público na internet, o administrador de um negócio deverá se preocupar em estar entre os favoritos. Mas calma! Este é apenas um novo desafio a ser enfrentado. E não sabemos vocês, mas aqui na Criar Site nós adoramos desafios e ficamos, na verdade, animados quando um surge.
O Instagram é uma das redes sociais mais populares dentre as massas. Em 2021, estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas sejam usuárias, o que comprova seu alto poder de conectividade e sua ampla aceitação dentre as mais diversas faixas etárias. E, é claro, também significa que o Instagram, assim como o Facebook e o TikTok, é um terreno fértil para a divulgação de marcas e novos produtos.
Com a nova ferramenta de Favoritos, teremos de pensar em ainda mais estratégias para nos conectar com os nossos leitores. Seja através de postagens interativas e informativas, que reforçam a proximidade da sua página com o usuário e, consequentemente, aumentam suas chances de ser marcado como “favorito”; ou, ainda, através de ações mais diretas de venda.
E você? O que acha da mudança? Tem preparado o seu negócio para as constantes revoluções das redes sociais? Pense nisso!