Você é daqueles que sempre está conferindo os Stories da sua empresa para ver as métricas e saber se elas estão crescendo ou caindo? Se sim, deve ter notado um dado importante que é difícil de ser ignorado: o número de “skips”, ou “passadas”, que as pessoas deram na sua publicação sem assisti-la até o fim.
“Mas eu me esforcei tanto para gravar, preparei o roteiro, decorei cada palavra para apresentar uma ideia/produto de forma exata e a pessoa nem vê?” Aí fica difícil, não é? Mas olha só… você já se perguntou quantos empreendedores também estão usando o Instagram para divulgar algo?
As pessoas estão cansadas de serem bombardeadas com tanto conteúdo, mesmo que ele seja de extrema valia e não somente um post de vendas. Como resultado, acabam passando os Stories no automático. Felizmente, há certas atitudes que você pode tomar para reduzir o número de skips. Vamos ver quais?
1. Legende seus vídeos
Você já percebeu como os Stories ficam muito mais atrativos quando o dono do perfil se dá o trabalho de legendá-los? Muitas vezes, assistimos aos Stories quando estamos na universidade, trabalho ou até no trânsito. Nisso, podemos não ter fones de ouvido e acabamos pulando vídeos. Aí que entra a legenda!
Em alguns países de língua inglesa, o Instagram já tem testado uma ferramenta de legendagem instantânea por reconhecimento de voz. No Brasil, no entanto, ela não está disponível, então precisamos recorrer às caixinhas de texto. Mas não se engane: elas ainda são extremamente eficientes!
2. Fuja do texto no fundo preto simplista!
Não tem nada mais cansativo que um Stories em caixa de texto gigante, num fundo preto e com letra branca, sem qualquer outro atrativo ou até uma moldura. O seu Instagram é a vitrine virtual da sua loja e as publicações são sua maior chance de atingir diretamente o público; e mais, saber quem viu o seu anúncio e quem ainda não.
Por isso, utilize frases de impacto, brinque com cores, inclua gifs, você decide. Tudo é válido quando o assunto é chamar atenção de alguém.
3. Seja breve. Vá direto ao ponto!
Pensa aí naquele seu amigo que vai num rolê no fim de semana e, quando você vai conferir o perfil dele, os Stories são tão numerosos que aparecem até como pontinhos minúsculos no topo da tela. Ninguém consegue assistir 10 minutos de Stories e, como resultado, a sua empresa também tem de lidar com a paciência curta e o desvio de foco do cliente.
Seja breve e faça um roteiro para gravações se possível, uma vez que isso nos ajuda a ser mais sucintos e estruturar nossas ideias. Mais importante ainda: não encha o seu perfil de Stories!
4. Por fim, não utilize filtros que modifiquem sua voz ou deixem o rosto irreconhecível
Pessoas querem se conectar com pessoas. A não ser que seja estritamente por motivos humorísticos e que façam sentido no seu contexto, não apareça com filtros exagerados e modificadores de voz. Além de ser desconfortável assistir, você perde sua conectividade e seriedade com o telespectador.
Por outro lado, “skips” sempre existirão. A questão é tentar trabalhar o máximo possível para reduzi-los e tornar nossos Stories mais atraentes. Ao seguir essas dicas, nós garantimos que as passadas do seu público serão reduzidas drasticamente. Pronto(a) para testar?