Na publicação passada O que é Inbound Marketing discutimos a fundo o que é o Inbound Marketing e porque ele vem ocupando um lugar de destaque entre as empresas. No entanto, também ressaltamos o valor de outro tipo de marketing, aquele caracterizado pela prospecção ativa e que precedeu, por muitos anos, a produção de conteúdo: o Outbound Marketing.
Nós desejamos ver a sua empresa crescer mais e mais e queremos que você aprenda tudo o que é necessário para atingir suas metas. Então, sem mais enrolações, hoje vamos explicar o que é o conceito de Outbound, se ele realmente entrou em desuso e qual tipo de empresa pode se beneficiar dele.
O que é Outbound Marketing?
Como o nome indica, essa estratégia está focada na prospecção a partir do ambiente “externo”. Se no Inbound você produz conteúdos de qualidade de forma a encantar o consumidor e convencê-lo a interagir com sua marca, no Outbound você já identifica potenciais compradores e desenvolve estratégias de abordagem ativas, que podem ser feitas por meio de:
Ele funciona para qualquer empresa?
Essas são algumas das táticas que continuam a funcionar para uma série de empresas, especialmente aquelas que se comunicam com facilidade com grande parte da população (uma drogaria ou um salão de beleza). Eventualmente, todos precisarão de algum medicamento ou um corte de cabelo, o que significa que, quanto mais clientes você alcança com o Outbound Marketing, maiores as chances de incrementar a sua receita.
Mas não queremos que você se engane! O Outbound sozinho é menos eficiente do que quando se usa, simultaneamente, conceitos do Inbound Marketing. Muito além de atrair possíveis compradores, você precisa, em seguida, qualificá-los, e é aí que a produção de conteúdo de valor encontra sua relevância. Portanto, não esqueça de pensar em formas de trabalhar nos dois campos com o mesmo empenho.
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