Inbound e Outbound Marketing são dois conceitos divergentes, mas que se complementam. Se você tem o costume de acompanhar o blog da Criar Site, já está familiarizado com os dois e sabe quais são os benefícios de cada um. No entanto, se você perdeu qualquer conteúdo, pause a leitura, retorne duas casinhas O que é Outbound Marketing e O que é Inbound Marketing e depois volte, pois as dicas que daremos aqui vão fazer toda a diferença no seu negócio.
Sem mais delongas, vamos lá! Quando fazer Inbound ou Outbound Marketing?
Não nos odeie por sermos clichês (nós tentamos!), mas a resposta para essa pergunta é simples: depende. Assim como uma estratégia de vendas que deu certo na empresa concorrente pode não funcionar para a sua, não existe uma fórmula mágica que pode ser replicada tanto no Inbound como Outbound Marketing para obter resultados melhores. Por isso, a dica que já vamos deixar é: conheça o mercado de trabalho e o seu próprio público.
Vamos a um exemplo simples: um supermercado que precisa zerar o seu estoque de Coca-Cola não precisa necessariamente produzir infinitos conteúdos ou agregar valor ao produto através de estratégias de Inbound Marketing. A Coca-Cola, assim como um lápis ou ibuprofeno, é um produto de fácil assimilação, que a maioria das pessoas já conhece e sabe para que serve. Neste caso, se você é dono de um supermercado, uma papelaria ou uma drogaria, apostar no Outbound Marketing pode funcionar para você.
O cliente já identifica o produto de prontidão e, em segunda instância, o que vale é o desconto ou a abordagem direta (seja através de propagandas, flyers e/ou outdoors). Por outro lado, se você vende produtos mais complexos (como cursos online), uma mera propaganda na televisão e distribuição de panfletos provavelmente não serão suficientes para alavancar o potencial do seu empreendimento.
O consumidor interessado em produtos de uso prolongado ou tradicionalmente mais caros precisa enxergar valor antes de realizar a compra. E, como já aprendemos na última postagem sobre Inbound Marketing, a melhor forma de se relacionar com o público alvo e torná-lo mais engajado, de forma que ele se sinta convencido a realizar qualquer ação em sua página, é produzindo conteúdo.
Não se esqueça: muitas vezes, Outbound e Inbound andam de mãos dadas e, juntos, são muito mais poderosos do que quando usados exclusivamente! Portanto, lembre-se sempre: ambos são indispensáveis para o seu sucesso a longo prazo.