O que é um funil de vendas e como utilizá-lo em sua empresa

  • admin
  • agosto 04, 2021
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Se você administra uma empresa, é natural que queira que ela cresça cada vez mais e tenha durabilidade. E nós sabemos… vai ser óbvio dizer isso, mas qualquer empreendedor almeja, primeiramente, o lucro. Se você está lendo isso aqui e parou neste site, não é diferente e, na realidade, já está um passo à frente dos seus concorrentes. Como recompensa, iremos te ensinar algo que eles não sabem.

Nesta postagem, você vai entender de uma vez por todas o que é um funil de vendas e como montar um para alavancar os negócios da sua empresa:

Chamado de “pipeline” no inglês, o funil de vendas é um modelo que demonstra as diferentes etapas pelas quais o cliente passa na sua empresa. Elas vão desde o primeiro contato dele com você, até a compra ou fechamento de um contrato. Conhecimento é poder e, através do conhecimento do seu próprio processo de compras, você consegue eliminar falhas e fortalecer seus próprios pontos fortes.

Afinal, o funil é formado de etapas – e o que chamamos de gatilhos – que ajudam a influenciar o consumidor a ser “convertido”. Este é um termo que gostamos muito no Marketing Digital, mas sabemos que você, talvez, não o conheça com profundidade: a conversão no funil de vendas nada mais é que a compra efetuada com sucesso!

Queremos agora que você pare, exercite sua imaginação e visualize uma pirâmide ao contrário, em que o topo pontiagudo está na base e a parte mais larga no topo. Este é um funil de vendas: os seus clientes sempre começam no topo (e podem ter vários e vários deles!), mas cada vez menos chegam ao fim da pirâmide, que é mais “enxuto”. Um funil pode ter, portanto, diferentes etapas dependendo da estruturação da sua empresa, mas um bom começo seria incluir as seguintes:

  • Visitantes;
  • Leads (ou aqueles que estão já na sua base de dados);
  • Oportunidades;
  • Vendas (ou, como já chamamos, conversões).

É natural que cada vez mais “leads” sejam perdidos conforme a pirâmide se afunila, e é isso que você quer! Afinal, o objetivo é alcançar aqueles que realmente querem se relacionar com sua empresa e veem valor no seu produto: isso evita decepções futuras e más avaliações na internet, por exemplo. O desafio, entretanto, é alcançar o máximo possível de leads “qualificados”: ou possíveis clientes com maiores chances de serem convertidos.

Bem legal, não é? Garantimos que, ao incluir o funil de vendas nos processos comerciais da sua empresa, você poderá enxergar com muito mais clareza as oportunidades que se apresentam e como reter o máximo possível de pessoas. E, consequentemente, ajudá-los a chegar à última etapa da pirâmide. Gostaria de saber mais sobre? A Criar Site irá te ajudar com isso! Entre em contato já por este Contato • Criar Site.

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