Dando sequência à nossa coleção de posts a respeito dos diferentes tipos de marketing que existem, hoje discutiremos um que não ganha tanta atenção quanto merece, mas que deveria estar no centro das discussões de qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. Está curioso(a) para saber do que estamos falando? Basta continuar lendo e se preparar para mudar toda a sua cultura organizacional.
Você já ouviu falar em Ecomarketing?
Como já sabemos, as mudanças climáticas e o aquecimento global são dois dos maiores desafios que nossa geração – e as próximas – enfrentam. O excesso de emissão de gases poluentes e a baixa sustentabilidade de determinadas indústrias, como a alimentar e a têxtil, tem contribuído para que a temperatura do mundo se desestabilize. Como consequência, desastres naturais têm se tornado cada vez mais comuns.
Todos nós temos um papel a desempenhar no combate às mudanças climáticas. Engana-se quem pensa que o público não quer que as empresas estejam à frente desta luta! Quantas vezes você já viu anúncios de “rebranding” que visam reestabelecer certas marcas como “eco-friendly” ou verdes? Inúmeras já passaram por esse processo e reestruturam completamente seus modelos de produção, desde a Coca-Cola até a indústria da moda.No entanto, o pequeno e médio empreendedor, não importa sua área de atuação, também deve participar deste movimento por dois principais motivos:
1. Obviamente o mundo precisa de toda ajuda que conseguirmos oferecer;
2. Ecomarketing é uma ótima oportunidade de divulgar sua marca e conquistar aquela parcela do público mais resistente a determinados tipos de produtos ou serviços.
Vamos pensar num exemplo cotidiano: imagine que você tenha uma oficina mecânica. Como de praxe, o descarte de certos materiais, como óleo inutilizado ou graxa, causam um impacto extremamente negativo no meio ambiente. Jamais deduza que o seu seguidor da internet de 20 e poucos anos não sabe e não se importa com isso: ele está de olho em você!
Ao reformular o seu processo de descarte do lixo e, claro, fazer boa propaganda disso na internet, você consegue:
1. Aproximar-se do público que está genuinamente preocupado com as mudanças climáticas;
2. Diferenciar-se de outros concorrentes que não têm o mesmo cuidado, o que aumenta, por outro lado, sua credibilidade;
3. Lembrar seu consumidor que a sua empresa não tem receio de se engajar em causas necessárias e estar na vanguarda das mudanças.
O Ecomarketing é uma tendência que veio para ficar e que pode ser aplicada aos mais diversos modelos de negócios. Basta, como sempre falamos, identificar como ele pode melhor ser empregado no seu próprio contexto. Gostaria de descobrir como usufruir de todos os tipos de marketing e ver sua empresa disparando em resultados na internet? Entre em contato com a gente por esse link aqui!