Hoje seremos diretos. Mais até do que somos de costume.
Você sabia que 73% dos leads que são captados com o seu negócio não estão preparados para fechar uma compra? Não é um número qualquer que inventamos: ele vem de uma pesquisa da conceituada MECLABS, que analisou certo número de empreendimentos e os seus valores de conversão em um determinado período. Quando paramos para pensar em nossas atitudes como consumidores e não vendedores, não é difícil imaginar o motivo dessa taxa de rejeição ser tão alta.
Afinal, quantas vezes você já leu um e-book gratuito, baixou conteúdos de um blog ou participou de eventos on-line e, mesmo assim, não se sentiu compelido a comprar o produto? Nesses casos, a fórmula pode até ser a correta, mas está faltando uma peça importantíssima: a nutrição de leads. Ela é uma etapa crucial do funil de vendas, sobre o qual já falamos neste outro texto aqui (inserir link), e não pode faltar na sua estratégia de Marketing Inbound.
O que fez você desistir de uma compra mesmo quando já tinha alcançado a última etapa de um funil? Você não foi educado para realizá-la.
Vamos a um exemplo prático? Supomos que você tenha baixado um e-book gratuito sobre saúde mental e como permanecer saudável durante a pandemia. Certamente você tem interesse pelo assunto e quer aprender a cuidar melhor de si mesmo(a). Não significa, no entanto, que você está preparado(a) para dar o próximo passo e se encontrar na psicoterapia.
Você – e o seu possível cliente – está no que chamamos de limbo, e é nele que precisamos focar enquanto vendedores: quanto mais bem nutrido está o lead, ou quanto melhor ele foi capacitado para dar aquele “salto” final, menor será a sua taxa de rejeição e maior será o lucro.
No próximo post, você descobrirá como nutrir de verdade o seu lead e garantir que ele desça até o fim do funil. E mais: como fazer isso em larga escala.
Até logo!